Benefícios do Ômega 3 para a saúde

Benefícios do Ômega 3 para a saúde

Não é novidade que durante a Semana Santa o peixe seja um dos alimentos mais procurados. Além de uma ótima fonte de proteínas, o alimento também fornece uma substância importantíssima à saúde: o ômega 3.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa substância.

Os ácidos graxos ômega 3 são o único tipo de gordura que o organismo humano não consegue sintetizar. Por esse motivo, são considerados essenciais e devem estar presentes no cardápio regularmente. Estão na categoria de gorduras saudáveis e que ajudam a limpar as correntes sanguíneas. Além desse, encontramos diversos outros benefícios:

1. Pode ajudar a perder peso

Em um estudo de apenas 3 semanas publicado no Physiological Research, participantes que adicionaram 2,8 gramas diárias de ômega 3 à alimentação (em combinação com a prática de exercícios e uma dieta hipocalórica) perderam 1,5 kg a mais do que voluntários que apenas se exercitaram e fizeram dieta.

2. Controla a insulina

Ao acrescentar uma fonte de ômega 3 ao prato, você estará diminuindo o índice glicêmico da sua refeição, o que por sua vez se traduz em uma menor liberação de insulina na circulação sanguínea. E menos insulina significa melhor controle da glicemia e uma redução no risco de aparecimento de diabetes do tipo 2.

3. Acelera o metabolismo

As gorduras são todas altamente calóricas, mas nem todas elas são iguais do ponto de vista da saúde e da balança. Gorduras insaturadas podem na verdade estimular a queima de gordura, elevando o metabolismo e facilitando o emagrecimento, fatores que são portanto benefícios do ômega 3 consideráveis.

4. Protege o coração

Inúmeros estudos demonstram que consumir alimentos ricos em ômega 3 regularmente (pelo menos duas porções de peixe por semana) pode ser uma boa maneira de evitar problemas cardíacos.

5. Previne o câncer

Os ácidos graxos poli-insaturados podem atuar na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama, próstata e o de intestino (cólon).

Pesquisas indicam que o óleo pode até mesmo inibir a metástase do tumor para outros tecidos do corpo, como ocorre no caso do câncer de mama. O ômega 3 ajuda a reduzir a atividade dos estrógenos que favorecem o surgimento do tumor mamário e sua proliferação para outros órgãos através da circulação.

6. Melhora as taxas de colesterol e reduz os triglicérides

Ao contrário dos demais óleos de origem animal que elevam as taxas de LDL e muitas vezes reduzem os níveis de HDL (o bom colesterol), os benefícios do ômega 3 estendem-se não só a diminuir o colesterol ruim como também a aumentar os números do bom.

7. É um anti-inflamatório natural

Estudos indicam que o ácido graxo eleva a concentração de prostaglandinas da classe PG3 na circulação.

Essas substâncias, que agem como hormônios, têm efeito anti-inflamatório e podem ser eficazes no combate a inflamações das articulações (como ocorre na artrite reumatoide), ao lúpus, psoríase e até mesmo a doença de Crohn, que se caracteriza por uma inflamação do tubo digestivo.

8. Evita a Depressão

Embora muitos estudos ainda necessitem de uma investigação mais aprofundada, um padrão parece se repetir ao redor do globo: povos que consomem mais peixe apresentam taxas menores de depressão.

A relação entre o consumo de peixes de água fria e a saúde cerebral pode ser explicada pela atuação do EPA e do DHA. Ambos ácidos graxos ajudam a manter estáveis os níveis do neurotransmissor dopamina no cérebro, estimulam o crescimento neuronal no córtex frontal e ainda melhoram o fluxo sanguíneo na região.

9. Melhora o desempenho esportivo

O nutriente melhora o desempenho aeróbico, uma vez que aumenta a capacidade do corpo de absorver oxigênio.

Isso ocorre porque o ômega 3 reduz a viscosidade sanguínea, efeito que acaba por melhorar a distribuição de sangue e oxigênio para o tecido muscular.

Atletas que consomem cerca de 4 gramas de ômega 3 todos os dias começam a apresentar ganhos de performance em menos de um mês após o uso regular do ácido graxo.

10. Indispensável para o desenvolvimento adequado do cérebro infantil

Em um estudo publicado em 2013 no American Journal of Clinical Nutrition, pesquisadores constataram que crianças de 3 a 5 anos que receberam um suplemento de ômega 3 apresentaram um desempenho melhor em testes de inteligência, aprendizado e vocabulário. Outras pesquisas têm demonstrado uma relação entre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, ou TDAH, e baixos níveis de ômega 3.

Fontes naturais de ômega 3

Confira os alimentos com maior teor de ômega 3 para você acrescentar regularmente à sua dieta:

  • Salmão;
  • Sardinha;
  • Atum;
  • Algas marinhas;
  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Sementes ou óleo de Linhaça;
  • Chia;
  • Nozes;
  • Canola.

 

Fonte: mundoboaforma.com.br