Como a respiração pode ajudar a melhorar a saúde?

Como a respiração pode ajudar a melhorar a saúde?

Respirar é algo que é feito de forma tão natural e automática que raramente prestamos atenção para esta ação, que é vital. Ao tomar consciência e inspirar e expirar corretamente o corpo se beneficia porque atinge um efeito relaxante, o que permite um melhor controle das emoções para que o corpo atinja o equilíbrio.

A Associação Canadense de Saúde Mental afirma que; aprender a respirar bem beneficia a saúde, porque ao fazê-lo profundamente fornecemos mais oxigênio para o sangue e faz com que o corpo libere endorfinas.

Além disso, uma investigação da Stanford University Medical Center confirma que, aprender a técnica de respiração adequada influencia nos níveis de de relaxamento, além de reduzir o estresse.

Confira sete benefícios de uma boa respiração:

1 – Promove o rejuvenescimento

Respirar corretamente é uma das ações mais fáceis para a manutenção preventiva para o corpo de forma geral.

2 – Melhora a digestão

A respiração adequada melhora a capacidade do corpo para digerir o alimento, porque o estômago recebe mais oxigênio, o que permite que este trabalhe melhor.

3 – Controle de peso

Quando uma respiração profunda é alcançada, melhora-se o metabolismo, o que ajuda a eliminar a gordura. A técnica de respiração adequada pode queimar mais calorias.

4 – Controle de impulsos

Ao respirar profundamente, estimula-se a tranquilidade, a capacidade de processamento de informações e, consequentemente, a reação e a capacidade de responder de maneira mais calma.

5 – Oxigena o cérebro

O cérebro precisa de oxigênio para funcionar. O oxigênio chega ao cérebro por meio do sangue, e a prática de inalações e exalações profundas aumenta a irrigação dos vasos sanguíneos que transportam o sangue rico em oxigênio.

6 – Estimula a circulação sanguínea

Com a respiração adequada, órgãos do corpo recebem mais oxigênio, e isto estimula o sistema nervoso, melhorando seu funcionamento.

7 – Reduz o estresse

A respiração correta é a melhor técnica de relaxamento. Existem indicadores úteis para medir os níveis de tensão de uma pessoa, e esse indicadores revelam que há uma ligação entre a respiração e o estresse.

 

Chegamos então à conclusão de que quando se respira superficialmente, o corpo recebe pouco oxigênio e se encontra em um estado mínimo de sobrevivência, causando estresse.  Fazemos isso de forma automática, portanto é importante atentar-se à respiração. Começar a realizar exercícios de concentração e respiração pode gerar grandes benefícios à saúde física e mental.