27 abr Dicas e cuidados com a chegada das temperaturas frias
Além de se proteger do frio para evitar doenças como a gripe, diversos cuidados são necessários no período de baixas temperaturas.
Atividades que auxiliam no aquecimento do corpo, como se expor ao sol e o consumir bebidas quentes podem ser alternativas se realizadas da maneira correta.
O uso de protetor solar, por exemplo, não se limita ao verão. A emissão de raios ultravioletas ocorre durante todo o ano, tornando importante o uso de filtro solar também no inverno para a prevenção de lesões cutâneas, queimaduras e envelhecimento precoce da pele, além de câncer de pele.
Outra dica importante é evitar temperaturas altas da água do chuveiro e utilizar pouco sabonete ou sabonetes apropriados para hidratação. Isso pode prevenir o ressecamento da pele, já que o inverno costuma ser a estação mais seca do ano.
Manter-se sempre hidratado é fundamental! A diminuição da sede não reduz a necessidade de beber água ou líquidos. A quantidade média indicada diariamente é de cerca de 2 litros, independentemente da época do ano.
Bebidas quentes são uma delícia nos climas frios. Mas atente-se às temperaturas destas bebidas. Há um limite recomendável de 65ºC. De acordo com pesquisas publicadas na British Medical Journal, bebidas muito quentes podem estar ligadas ao desenvolvimento de tumores na cavidade oral, faringe e esôfago.
O uso de roupas adequadas ao clima, alimentação saudável, além da continuidade de exercícios também são dicas de destaque para que você se cuide da forma correta no frio. Lembrando que a higienização corporal é de extrema importância, pois os climas frios estão relacionados à dispersão de algumas doenças.
Fonte: Climatempo