09 Maio Entenda os riscos da exposição ao sol e saiba como se prevenir
Por ser o maior órgão do corpo humano e proteger o organismo como um todo, a pele precisa de muitos cuidados, ao contrário pode apresentar complicações como ressecamento, queimaduras, alterações de cores e até mesmo doenças dermatológicas, como o câncer.
O excesso de sol é o responsável por esses problemas. No verão, as pessoas ficam mais expostas aos raios solares, mesmo que estejam realizando as atividades cotidianas, como caminhar na rua. Mas independente da estação é preciso ficar atento aos perigos e fazer uso de protetor solar constantemente. Os raios ultravioletas provocam vermelhidão, queimaduras solares, envelhecimento precoce e câncer de pele.
É preciso evitar a exposição solar principalmente entre as 10 horas da manhã e as 16 horas da tarde. Além disto, é necessário fazer uso de protetores solares e de chapéus. O sol causa danos irreversíveis à pele, como manchas, pintas e ressecamento. Por isso é tão importante o cuidado com este órgão que é tão importante.
Para prevenir esses fatores, é importante tomar muita água para hidratar a pele. Todos os dias pela manhã é preciso lavar o rosto e aplicar o filtro solar, mesmo que não se vá à praia. Antes de dormir lave o rosto novamente e passe um creme hidratante.
Na hora de escolher o protetor solar é fundamental levar em consideração o tipo de pele e a cor da mesma. Pessoas com pele mais clara possuem menor concentração de melanina e ficam mais vulneráveis aos danos do sol.