06 abr O que comer antes e depois dos exercícios?
Segundo o treinador esportivo Jesus Madrid Mateu, coordenador na Mocri, empresa que trabalha com atletas de Fórmula 1 e golfe, “O equívoco mais comum é acreditar que, para melhorar fisicamente, deve-se parar de comer”.
Em entrevista, disse à BBC Mundo que “O que precisa mudar é a composição corporal. Não se trata apenas de reduzir a ingestão de calorias, é necessário melhorar a qualidade e quantidade dos alimentos”.
E quais são os alimentos que devem ser consumidos antes, durante e depois de qualquer esporte?
“É muito importante a comida antes e depois do treinamento. Ela deve ser de qualidade e ajustada para o tipo de atividade física”, disse o especialista.
Antes do exercício
Para a nutricionista argentina Cynthia Zyngier, especialista em esportes, o principal é a alimentação antes do exercício.
Estima-se que um treino cardiovascular normal em uma academia gaste cerca de 900 calorias.
“É aconselhável comer carboidratos complexos, como massas, arroz, batatas, pão e vegetais cerca de duas horas antes da prática”, disse.
A ideia é que esse tipo de alimento é digerido rapidamente e fornece ao corpo a energia necessária para o movimento.
No entanto, muitas pessoas não possuem duas horas, especialmente na parte da manhã, para digerir um prato de macarrão ou de legumes com arroz.
“Essas pessoas são aconselhadas a consumir carboidratos simples, como leite ou iogurte, que são digeridos mais rapidamente”, disse Zyngier.
Digestão lenta
Mas o que você não deve comer antes de praticar exercícios?
Acima de tudo, qualquer alimento que ocupe o estômago por muito tempo.
“Duas coisas importantes: não comer alto teor de gordura ou de fibra. Esses geralmente demoram cinco ou seis horas para serem digeridos”, disse Zyngier.
“Quando você está fazendo a digestão, o sangue se concentra nesse processo e não na necessidade de dar ao corpo o necessário para se mover”, disse ele.
“Essa combinação geralmente produz desconforto gastrointestinal durante o exercício”, disse a nutricionista.
Apesar de existirem vários mitos sobre o que comer depois de fazer algum exercício, o garantido é que a nutrição e nutrição são essenciais para a recuperação física. É importante ingerir muito líquido de acordo com os níveis de atividade e repor nutrientes e ingerindo frutas ou alimentos com um pouco de carboidrato. Isso alivia aquela sensação de exaustão.
Fonte: saude.ig.com.br